Custo da construção em SP sobe 4,44% em maio

1329011254_314449737_1-Material-de-Construcao-Deposito-vitoria

Reajuste dos salários puxou alta da inflação; custo da mão de obra subiu 7,3%.

SÃO PAULO – O custo unitário básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo chegou a R$ 1.074,53 por metro quadrado em maio, alta de 4,44% ante abril, segundo dados divulgados há pouco pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

Na avaliação de Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, o aumento se deve ao reajuste determinado pelas convenções coletivas de trabalho para os salários, com data-base em 1º de maio. No mês passado, os custos com mão de obra subiram 7,3% em relação a abril. Os salários dos engenheiros aumentaram 7,21%.

Os custos com materiais de construção registraram acréscimo de 0,37% na mesma base de comparação. No período, 17 dos 41 insumos da construção pesquisados variaram acima do IGP-M do mês, que não apresentou variação. Entre os que tiveram os maiores reajustes no mês, estão o aço CA-50 (1,83%), saco de 50 quilos de cimento CPE-32 (1,73%) e vidro liso transparente 3mm (1,10%).

Fonte:  Estado de  São Paulo em  03/06/2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s