Cartórios de Ribeirão lavraram mais escrituras de maior valor.

cidade ribeirão

A comercialização de imóveis mais valorizados ajudou a aquecer o mercado imobiliário de Ribeirão Preto neste ano.

Dados coletados pelo Instituto de Economia da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão (Acirp) nos dois cartórios de registro de imóveis da cidade mostram que o valor total da escritura de compra e venda lavradas de janeiro a agosto cresceu 53% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Ao todo, as operações de compra e venda de imóveis registradas nos cartórios neste ano, somaram R$ 2,8 bilhões, ante R$ 1,8 bilhão em 2012.

Prova de que imóveis mais valorizados foram negociados é que o volume de escrituras lavradas cresceu em uma proporção bem menor, de 18,5% no período.

“Estava procurando um imóvel para comprar desde o início do ano. Acabei fazendo um financiamento com um valor 10% maior do que tinha planejado porque o apartamento que encontrei tinha um valor um pouco mais alto. Mas valeu a pena”, diz a consultora de vendas Lívia Marcolinno.

Financiamentos

De acordo com Antonio Carlos Peixoto, diretor comercial de uma imobiliária de Ribeirão Preto, a facilidade de pagamento e nos financiamentos incentivou a venda de imóveis mais valorizados.
Segundo o Banco Central, de janeiro a maio deste ano, o financiamento imobiliário em Ribeirão cresceu 31%.

Para Peixoto, o aumento nos valores registrados nos cartórios da cidade também mostra que os compradores estão mais conscientes e fazendo registros com valores corrigidos dos imóveis, para evitar problemas com recolhimento de impostos no futuro.

“E o mercado imobiliário em Ribeirão também apresenta números positivos de negócios, pois mantém um crescimento estável”, diz.

Infográficos / A Cidade

Entrega de unidades incentiva negócios

Além da estabilidade nos negócios do setor imobiliário, muitos empreendimentos lançados em 2009 e 2010, época em que Ribeirão passou pelo ‘boom’ de mercado, começaram a ser entregues.

Essa movimentação, segundo Antonio Marcos de Melo, delegado regional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) em Ribeirão, contribuiu para o aumento expressivo de escrituras lavradas.

“Muitos imóveis que estão sendo entregues agora tiveram escrituras passadas somente neste ano, isso gera esse aumento nos números dos cartórios”, diz.

zona sul

O autônomo Carlos Plínio, 45 anos, comprou um apartamento na Zona Leste de Ribeirão Preto, recebeu o imóvel no início deste ano e lavrou a escritura logo em seguida.

“Não fiz antes porque não tinha como. Agora como já estou no imóvel fiz a documentação toda certinha”, diz.

Reflexo

Ainda segundo Melo, com as boas condições para a compra de imóveis nos últimos anos, as negociações foram impulsionadas no mercado imobiliário, o que reflete até hoje nos processo de atualização de escrituras.

“Há quatro anos, houve um grande aumento nas vendas de imóveis, principalmente por conta dos lançamentos. E hoje ainda existe uma boa movimentação no mercado”, diz o delegado regional do Creci.

Posted by:caiovital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.