Apesar da valorização dos imóveis nos últimos anos em São Paulo, a cidade passa por transformações que podem afetar o preço na negociação.
O bairro do Morumbi, na zona oeste, é apontado como um exemplo de como a expansão da cidade pode pesar sobre o valor do imóvel.
Reduto de empreendimentos de alto padrão, o bairro viu a favela de Paraisópolis crescer ao seu redor. O projeto do monotrilho também reforça a tese.
Segundo Luiz Paulo Pompéia, diretor da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), os moradores dessas áreas viram o preço dos empreendimentos cair pela metade em relação ao vizinho Panamby.
“O monotrilho provocou uma cicatriz bem no meio do bairro. Os moradores acham que o novo trem, quando inaugurado, será uma espécie de Minhocão”, diz ele.
O analista de telefonia Márcio Rodrigues, 38, teve os investimentos afetados pelo caminho tomado pela cidade. Ele e a mulher compraram um apartamento em Santo André (ABC Paulista) quando foi divulgada a chegada de um shopping, que faria divisa com o empreendimento.
O local, porém, se tornou um estabelecimento de carros usados, e outros terrenos vizinhos receberam prédios da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). “Comprei achando que o bairro se valorizaria, mas não deu certo.”
Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress | ||
![]() |
Fonte : Folha de São Paulo (05/01/2014).