ENTENDA O QUE É AMORTIZAÇÃO NUM FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

dinheiiro
Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os juros são sempre calculados sobre o saldo devedor.

Num financiamento imobiliário, a prestação é composta por dois fatores principais: os juros e a amortização (valor que efetivamente reduz o saldo devedor). Desta forma, a prestação é composta pela fórmula: juros + amortização + seguros + taxa de administração.

Os três sistemas de amortização mais utilizados pelos bancos são:

SAC (Sistema de Amortização Constante)- As prestações iniciais são altas e depois vão decrescendo. Desde o início das parcelas já há amortização e como os juros são calculados sobre o residual, que é amortizado, os juros também caem, assim como as mensalidades finais.

Tabela Price ( Sistema de Amortização Francês) – O valor das parcelas é sempre o mesmo. A amortização por prestação é progressiva, enquanto os juros vão caindo. Porém é importante ressaltar que, o desembolso é maior em juros se comparado ao SAC e o saldo devedor demora para começar a diminuir significativamente.

 SACRE (Sistema de Amortização Crescente) –Usado pela Caixa Econômica Federal, as amortizações do dinheiro emprestado são crescentes ao longo do prazo financiado. As parcelas  são decrescentes.

Levando-se em consideração onde o limite de comprometimento da renda familiar em 30%, o comprador com menor poder aquisitivo consegue maior valor de financiamento pela Tabela Price já que as primeiras prestações são menores que das tabelas SAC e SACRE. Já um comprador que consegue o valor de financiamento desejado em quais quer desse sistemas, irá escolher se quer fôlego no momento da compra ou se prefere se apertar um pouco neste momento, mas ter suas prestações reduzidas ao longo do financiamento.

+ Informações

Imóvel Anterior

O “EXERCÍCIO” DA COMPRA DO PRIMEIRO IMÓVEL

Próximo Imóvel

DICAS PARA COMPRA DE UM TERRENO