Desde 2008, o preço dos imóveis viveram numa crescente valorização. Porém, no ano que passou, o mercado deu uma “freada” e a queda nas vendas foi sentida pelas empreendedoras do mercado imobiliário pelo fato de 2014 ter sido um ano atípico por causas dos eventos esportivos e eleições presidenciais.
Muito se fala, mas não há consenso entre os especialistas e próprio mercado imobiliário sobre o preço dos imóveis.
Há aqueles que acreditam na valorização dos imóveis, outros que acreditam na estabilização dos preços por conta da grande oferta de produtos e ainda há aqueles pensam na possibilidade do preços caírem.
Vale ressaltar que, com muitos imóveis novos “em oferta” os valores começaram a desacelerar. As construtoras de todo o país estão literalmente liquidando o seus estoques. Está é uma estratégia para tentar alavancar as vendas no último trimestre de 2014.
Para o cliente que quer comprar um imóvel este é o momento de pesquisar e pechinchar, principalmente se tiver em mãos valor em torno de 40% da casa ou apartamento para dar de entrada porque sua margem de negociação acaba por ser bem maior. Entretanto, esta desaceleração não quer dizer “desvalorização” dos imóveis, a tendência de agora em diante, tanto para imóveis novos como para imóveis usados, é a valorização acontecer de uma maneira mais real e lenta.
Portanto, para você saber se com o aumento da oferta no mercado imobiliário os preços dos imóveis vão cair em 2015; a resposta para essa pergunta recorrente hoje no ramo imobiliário é que não haverá uma queda vertiginosa de preço dos imóveis, é o que afirma a maioria do especialistas. Acredita-se na recuperação do mercado com um crescimento menor do que aconteceu na última década e que os imóveis continuarão se valorizando de acordo com a real demanda do mercado, principalmente nas regiões que apresentam boa infraestrutura. Este é o melhor momento para quem quer comprar!
Fonte: Segredos Imobiliários.